5- Atentados em Boston
Dois irmãos chechenos que viviam legalmente nos Estados Unidos perpetraram um dos mais surpreendentes ataques terroristas dos últimos anos. No final da tradicional maratona de Boston, eles detonaram duas bombas e causaram três mortes, entre elas a de uma criança de oito anos. Mais 170 pessoas se feriram, incluindo vários casos de mutilação de membros. A tragédia poderia ter sido ainda maior, já que dois explosivos caseiros foram desarmados. O ataque aconteceu no Dia do Patriota, um importante feriado americano. Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, morreu durante tiroteio com policiais, e Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, está preso em Fort Devens.
4- Denuncia de espionagem dos EUA
No início deste ano Edward Snowden (da foto acima) era apenas um técnico contratado pela NSA, agência americana que de espionagem. Hoje ele é um dos homens mais reconhecidos do mundo, exilado na Rússia porque pode ser preso se pisar no país natal. Ao vazar mais de 200.000 documentos para um jornalista que vive no Rio de Janeiro e uma cineasta na Alemanha, ele provocou um terremoto na política global. Seus relatos comprovam espionagem indiscriminada dos EUA em todo o mundo, inclusive com grampos em líderes como a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel. Em menor medida, afeta também os serviços secretos de outros países, como Reino Unido, Austrália, Canadá e Noruega. Suas revelações produzirão mudanças na forma de se utilizar a internet e já provocam novas regras para respeito à privacidade na rede mundial de computadores. E ainda vem mais em 2014...
3- Renuncia do Papa Bento 16 e escolha do Papa Francisco
Foi no meio de uma reunião de cardeais que o papa Bento 16 chocou o mundo ao se tornar o primeiro pontífice em 600 anos a abrir mão do trono de São Pedro. Vazamentos, intrigas e até uma crise econômica na Santa Sé parecem ter acelerado a decisão do alemão de 86, hoje papa-emérito enclausurado ainda na Itália. Para lidar com tantos problemas, foi escolhido um homem improvável. O primeiro papa latino-americano da história é o argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, que escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. O pontificado do ex-cardeal arcebispo de Buenos Aires, fanático pelo San Lorenzo, já exala carisma e promete a maior reforma na Igreja Católica em 50 anos. Sua primeira grande viagem foi ao Brasil, onde foi tratado como pop star. Em 2014 o desafio dele será reformar a cúria -- a administração da igreja, envolta até em denúncias de corrupção.
2- Protestos em todos os estados brasileiros
Começou com uma decisão dos prefeitos de São Paulo e Rio de Janeiro de adiarem o aumento nas tarifas dos ônibus. Afinal, eles estavam pressionados pela presidente Dilma para impedirem uma alta ainda maior da inflação no início do ano. Quando chegou a hora, os estudantes estavam prontos para revidar. E ainda tinham a vitrine internacional da Copa das Confederações. Quando a polícia paulista deu um empurrãozinho no dia 13 de junho -- ou melhor, muitas balas de borracha --, a revolta tomou as ruas de todo o Brasil. Milhões de manifestantes se expressaram por motivos às vezes antagônicos: menos gastos públicos e melhores serviços, a favor de partidos políticos e contra eles e por aí vai. Depois que a violência dos policiais encontrou eco na dos black blocs, os protestos murcharam. Mas serão a grande sombra pairando sobre 2014, tanto sobre a Copa do Mundo como sobre as eleições.
1- Tragédia na Boate Kiss em Santa Maria
Foi uma das maiores tragédias do Brasil em todos os tempos: 241 mortos. Tudo começou durante um show da banda Gurizada Fandangueira, que usou artefatos pirotécnicos em sua apresentação. Um sinalizador utilizado, segundo policiais, não tinha autorização para ser usado em ambientes fechados. Esse aparato teria levado fogo ao teto, rapidamente alastrado por causa do isolamento acústico. A partir daí, uma série de problemas agravaram o quadro. Um extintor falhou, a capacidade do local estava acima da permitida, havia apenas um acesso e o plano de prevenção contra incêndio não tinha sido respeitado pela boate. A perícia afirma que todos os mortos tiveram asfixia. Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros da boate. A polícia diz que as pessoas ali buscavam saída e acabaram encurraladas. Quatro presos: os sócios da Kiss, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann; e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão.
Que as notícias ruins fiquem no passado e que em 2014 tudo de bom aconteça e as pessoas tenham mais compaixão umas pelas outras.
Fonte: yahoo
0 comentários:
Postar um comentário