segunda-feira, 21 de outubro de 2013


Resenha: Cisne Negro

0
Há algum tempo atrás eu assisti o filme Cisne Negro, e automaticamente o filme entrou na lista dos meus favoritos, não é a toa que a atriz levou o oscar. E como ontem o filme passou na televisão e eu assisti novamente, resolvi fazer uma resenha sobre o mesmo.

Sinopse

Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy(Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes".

Resenha

Nesse filme conhecemos a história da jovem inocente bailarina Nina, que vive em busca da perfeição e é super protegida por sua mãe. O filme se inicia com um sonho onde a bailarina se via dançando o Lago dos Cisnes, mas o sonho está mais para pesadelo pois contém elementos desesperadores para Nina. Para quem não sabe o "Lago dos Cisnes" conta a história em que uma mulher é transformada em um lindo cisne branco, e só o amor do príncipe pode quebrar o feitiço, porém ele acaba se apaixonando pelo cisne negro, e o final da história é trágico onde o cisne branco acaba se matando.
Ao chegar na companhia de ballet, Nina descobre que o diretor fará uma versão para a história que ela havia sonhado, porém ele precisará de uma bailarina que seja capaz de interpretar os dois cisnes. E aí que começa a batalha de Nina consigo mesma para conseguir o tão aclamado papel, pois sofre pressão de sua mãe, do diretor e principalmente de si mesma. Pois ela tem tudo para interpretar o cisne branco e lhe falta a agressividade, sexualidade, espontaneidade do cisne negro. Quando finalmente consegue o papel, Nina começa a fantasiar e criar coisas em sua cabeça, onde acredita que Lilly (companheira do ballet) quer roubar seus personagens, e começa a ver a mesma em todos os lugares, como uma verdadeira perseguição e toda essa fantasia se dá devido ao fato de que Lilly era tudo o que Nina não era, tinha tudo o que lhe faltava para ser o cisne negro.

E daí então as fantasias da bailarina só aumentam, a ponto de ter surtos psicológicos. E tudo devido a sua busca pela perfeição e o medo de perder o papel que tanto desejou, esse que por sua vez acabou destruindo sua vida. O filme contem cenas fortes, e muitas outras que a principio ficamos pensando: "foi realidade ou foi fantasia da Nina?" O final não é nenhum tipo de final feliz, é um final trágico que eu não vou falar para não me tornar spoiler. Quem não assistiu o filme, corre para assistir porque vale muito a pena.

0 comentários:

Postar um comentário